
Em Benagil existia uma gruta que hoje é uma praia, caiu em 1987 (sempre é mais útil que uma gruta).

Acção visível da abrasão marinha com a queda de blocos, especialmente notória do lado esquerdo.
As consequências da abrasão marinha são perceptíveis na praia da Marinha, especialmente do lado direito, onde uma fileira de rochas desmoronou.
.jpg)

Com a finalidade de travar ou minimizar os danos da abrasão marinha na bela praia dos Tremoços foi construído um pontão do lado esquerdo, no sentido da corrente marítima de modo a imobilizar e aumentar a quantidade de areia até chegar à rocha, impedindo assim o desgaste da mesma...Fabuloso.

Praia dos Beijinhos (outro nome porreiro)
Outrora existia um pequeno leixão na praia dos Beijinhos como consequência dos processos de abrasão marinha sofridos pelo mesmo. O leixão quebrou-se ao meio, caindo as camadas de estratos superiores, que são visíveis ao lado do que resta da formação que conhecíamos do leixão.
Este facto deve-se à diferente composição dos diferentes estratos que compunham o leixão, sendo uns mais dúcteis que outros, nesses foi mais rápido o processo de abrasão marinha.
fonte:http://www.abrasaomarinha.blogspot.com/
2 comentários:
Olá.
Antes de mais quero dar-vos os meus mais sinceros Parabéns pela quantidade de informação que tem vindo a disponibilizar.
Mas atenção...
Quantidade não é qualidade. Não me estou a referir ao vosso trabalho, mas sim a falar de uma forma em geral. Queria alertar-vos para uma situação que começa a ser cada vez menos comum (mas ainda praticada) na web dos dias de hoje - O Plágio.
Não tenho absolutamente nada contra o facto de se ir buscar informação a sites e blogues que, quando foram criados, tiveram exactamente como objectivo dar a conhecer o seu conteúdo. A bem dizer, eu faço isso todos os dias. No entanto é importante referir as fontes onde fomos retirar a informação.
Senão, reparem...
Querem falar sobre "Abrasão Marinha". Óptimo! Fazem uma pesquisa encontram este blogue: http://www.abrasaomarinha.blogspot.com/ e colocam o post que acabaram de colocar sem referir a fonte.
Inevitavelmente poderão ter alguns problemas, dos quais:
» Processo por uso de informação plagiada;
» Eventual informação errada, sendo que fica como se fossem vocês os autores do erro;
No entanto, se colocarem a fonte, constroem o vosso trabalho na mesma, com as mesmas imagens e o mesmo texto mas assumem perante a comunidade que visite o vosso blogue que se houver erros, a culpa não é vossa, mas da vossa fonte.
Resta-me despedir, desejando um bom trabalho ou melhor, uma boa continuação porque bom já ele está a ficar. Força nisso.
A abrasão é uma chatice…. Algumas formas do litoral modificam-se, umas aparecem e outras … até desaparecem! Face a esta erosão costeira que medidas de prevenção podem defender o litoral de Portugal?
A prof, Sandra Garcia
Enviar um comentário