quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Alguns Exemplos da Abrasão

Abrasão é uma chatice:



Em Benagil existia uma gruta que hoje é uma praia, caiu em 1987 (sempre é mais útil que uma gruta).



Acção visível da abrasão marinha com a queda de blocos, especialmente notória do lado esquerdo.



As consequências da abrasão marinha são perceptíveis na praia da Marinha, especialmente do lado direito, onde uma fileira de rochas desmoronou.

História: Meus amigos, antigamente, há cerca de 50 anos, o Hotel Levante tinha um miradouro, hoje em dia o mesmo já não se lá encontra, pois desmoronou! É agora um local de acesso restrito já com a vedação de segurança a querer cair também. Também dá para ver os blocos de cimento que outrora o sustentava.


Praia dos Tremoços (nome fixe)
Com a finalidade de travar ou minimizar os danos da abrasão marinha na bela praia dos Tremoços foi construído um pontão do lado esquerdo, no sentido da corrente marítima de modo a imobilizar e aumentar a quantidade de areia até chegar à rocha, impedindo assim o desgaste da mesma...Fabuloso.



Praia dos Beijinhos (outro nome porreiro)
Outrora existia um pequeno leixão na praia dos Beijinhos como consequência dos processos de abrasão marinha sofridos pelo mesmo. O leixão quebrou-se ao meio, caindo as camadas de estratos superiores, que são visíveis ao lado do que resta da formação que conhecíamos do leixão.
Este facto deve-se à diferente composição dos diferentes estratos que compunham o leixão, sendo uns mais dúcteis que outros, nesses foi mais rápido o processo de abrasão marinha.

fonte:http://www.abrasaomarinha.blogspot.com/


2 comentários:

marciorrsantos@gmail.com disse...

Olá.
Antes de mais quero dar-vos os meus mais sinceros Parabéns pela quantidade de informação que tem vindo a disponibilizar.

Mas atenção...

Quantidade não é qualidade. Não me estou a referir ao vosso trabalho, mas sim a falar de uma forma em geral. Queria alertar-vos para uma situação que começa a ser cada vez menos comum (mas ainda praticada) na web dos dias de hoje - O Plágio.
Não tenho absolutamente nada contra o facto de se ir buscar informação a sites e blogues que, quando foram criados, tiveram exactamente como objectivo dar a conhecer o seu conteúdo. A bem dizer, eu faço isso todos os dias. No entanto é importante referir as fontes onde fomos retirar a informação.
Senão, reparem...
Querem falar sobre "Abrasão Marinha". Óptimo! Fazem uma pesquisa encontram este blogue: http://www.abrasaomarinha.blogspot.com/ e colocam o post que acabaram de colocar sem referir a fonte.
Inevitavelmente poderão ter alguns problemas, dos quais:
» Processo por uso de informação plagiada;
» Eventual informação errada, sendo que fica como se fossem vocês os autores do erro;

No entanto, se colocarem a fonte, constroem o vosso trabalho na mesma, com as mesmas imagens e o mesmo texto mas assumem perante a comunidade que visite o vosso blogue que se houver erros, a culpa não é vossa, mas da vossa fonte.

Resta-me despedir, desejando um bom trabalho ou melhor, uma boa continuação porque bom já ele está a ficar. Força nisso.

SG disse...

A abrasão é uma chatice…. Algumas formas do litoral modificam-se, umas aparecem e outras … até desaparecem! Face a esta erosão costeira que medidas de prevenção podem defender o litoral de Portugal?
A prof, Sandra Garcia