terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Introdução


É grave e é actual...
A subida do nível médio das águas do mar em conjunto com a desenfreada construção na linha costeira estão a destruir rapidamente estruturas naturais como as arribas e as praias, e atenção que uma praia demora ...


MILHÕES E MILHÕES DE ANOS!!! a ser formada.

Ocupação antrópica é a ocupação de zonas terrestres pelo Homem e a decorrente exploração, segundo as necessidades e as actividades humanas, dos recursos naturais. Isto traduz-se em pressões ou impactos sobre o meio ambiente, que podem exceder a capacidade de suporte e de regeneração dos ecossistemas constitutivos da biosfera, contribuindo para o seu desequilíbrio.

As zonas costeiras sempre ofereceram condições atraentes para a fixação humana.
Todas as grandes civilizações do mundo se fixaram em zonas litorais devido à acessibilidade por via marítima que contribuiu para o seu sucesso como sociedade e é evidente que a localização maioritária da população mundial encontra-se perto da água, seja mar, seja rio. Mas as vantagem
de viver perto do mar têm o seu preço:

As zonas costeiras cedo sofrem as influências de fenómenos sociológicos de larga escala, ou seja, da Ocupação antrópica.

Sendo assim propomos (TENTAR) promover, prevenir, sensibilizar, fazer coisas a favor das boas e grandes costas portuguesas.


3 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou confiante que não ficar pelas tentativas... certamente irão usar todo vosso empenho e desenvolver um excelente trabalho.
Força e sempre a remar...
A.S.

SG disse...

Então: "promovam, previnam, sensibilizem, e façam coisas a favor das boas e grandes costas portuguesas". Fico à espera! ;)
A professora
Sandra Garcia

Anónimo disse...

bem espero que façam um bom trabalho mas tenham cuidado com o que escrevem! Este projecto não é só de entretenimento mas sim de construção de um saber conjunto.