quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A Organização do Espaço Biofísico

Antes de começar queremos dizer que o nosso "humor" vai ser aligeirado já que fomos "convidados" a alterar posts antigos pelos nossos professores. Sendo assim aqui fica a nossa primeira publicação repleta de piadas fáceis mas menos agressivas:


O ordenamento do território compreende a organização do espaço biofísico sem interferir erradamente com as capacidades e características do meio.

Ao falarmos de arribas e falésias, surge-nos a imag
em de algo que nao conseguimos explicar por palavras já que a emoçao é tanta (NOT!) portanto fiquemo-nos pela imagem:Agora que já temos as falésias em mente vamos passar á parte chata:

____________________________________________________________________

A acção do mar sobre as falésias escava a rocha na sua base, provocando o aparecimento de fissuras e contribui para a instabilidade da rocha. A força da gravidade exerce no topo do rochedo pressões que culminam no colapso de toda a rocha, desagregando-se em fragmentos . Esses fragmentos depositam-se na plataforma de abrasão ( espaço de pouco declive correspondente a uma zona entre marés, de variação entre maré-alta e maré-baixa).


Este é um processo demorado e continuo, sendo acelerado pela ocupação de áreas de risco feita pelo homem que não considera os riscos.


Para que fique bem compreendido o fenómeno de abrasão é um tipo de meteorização (física e química) que compreende:

-Hidrólise
-Oxidação (processo acelerado pela presença de água)
-Dissolução (dispersão de elementos na água)
____________________________________________________________________

Foi BEM CHATO mas já acabou.

2 comentários:

marciorrsantos@gmail.com disse...

Não me pareceu de forma alguma chato. Aliás parece-me que neste momento conseguiram elevar o nível de credibilidade do blogue face a potenciais interessados no mesmo.
Para além disso, gostei da vossa explicação para o conceito de fenómeno de abrasão, até porque convém referir que nem toda a gente que com o tempo vai passar pelo vosso blogue, conhece muitos dos termos que vocês vão aplicar.
Desta forma, resta-me desejar-vos uma boa continuação do trabalho. Parece-me que estão a conseguir encontrar um trilho.
Até já.

SG disse...

Os fenómenos naturais o Homem não pode contrariar, modificar e muito menos anular! As zonas litorais não são estáticas, pelo contrário, são (“altamente”!!) dinâmicas. (Não me esqueci do vosso lema “O litoral é Brutal”!). O litoral evolui. Abrasão marinha, grande contributo para esta dinâmica…
A professora, Sandra Garcia
Ah.... não foi nada "chato";)