terça-feira, 20 de maio de 2008

Clarke (Kent)- Medida dos Super Calhaus

Hey,

Acreditem ou não, na maior parte das zonas terrestres, qualquer elemento pode ser encontrado ligado a outros elementos em quantidades semelhantes às que são frequentes na composição média da crosta. Portanto, vão já a correr para o vosso quintal que, com sorte, encontram uma barrinha de ouro e uma tacinha de cerejas, sem caroços que podem ir comendo aquando da leitura deste pseudo-blog que está prestes a esticar o pernil porque a ASAE anda aqui a fiscalizar a venda de calhaus fora de prazo, mas os nossos consumidores não se sintam alarmados, a nossa sopa de pedra é de renome.

Clarke é uma unidade de medida correspondente à percentagem média de um elemento existente na crosta terrestre geralmente expressa em partes por milhão (ppm) ou gramas por tonelada(g/t), o mesmo que abundância média de um elemento pertencente à crusta terrestre.
Por exemplo, é possível encontrar no granito uma ínfiiiiiiima percentagem de ferro próxima da média deste elemento na crosta terrestre. Quando esta percentagem ultrapassa o clarke respectivo podemos dizer... ALIÁS, devemos dizer que está presente um jazigo mineral.
Então podemos dizer com convicção: "Hulha! Está ali um jazigo!" neste caso de carvão.

Piada aparte:
Então e as calcites? São de ganga!
Para quem está desatento, "calcite" é um mineral e "ganga" é o minério não-aproveitado.

Continuando com os sobreviventes, ah pois é... já acabámos.
Até ao próximo post!!

2 comentários:

katia T disse...

Será possível?!
quase que morro a ler estas coisas xD

está muito fixe.. :P

Anónimo disse...

Esse primeiro parágrafo está demaaaaaaaaaaais!
Muito bem, muito bem. : )