sexta-feira, 16 de maio de 2008

Boas, aqui estamos novamente.
Queriamos começar por dizer que estamos solenemente arrependidos de ter chamado de "treta" a este magnífico trabalho no post anterior, algo que desagradou à stora. Iremos apenas continuar a chamar de "idiota" ao idiota do Serza visto que isso não foi comentado pela stora, logo não se importou, e com razão.

E para dar continuidade a esta tre...trEbalheira *som de tambores a trovejar* AQUI ESTÁ O CIRCO!!:


Ao longo dos tempos o homem aprendeu a extrair os minerais, a transformá-los e empregá-los em grandes construções alterando a sociedade.
Por si só, as expressões idade da pedra, do bronze, do ferro e do aço demonstram a importância dos minérios ao longo do desenvolvimento da humanidade.

[evolucaohumana.jpg]

Antes de serem considerados como minério, uma rocha que contenha um elemento útil tem obrigatoriamente de preencher certos requisitos. O elemento procurado deve poder ser isolado dos restantes elementos da rocha através de processos físicos (como por exemplo a trituração) associados a tratamentos físicos (electrolises, dissolução, etc.), só se considera uma rocha como minério se a sua exploração for rentável ou seja a importância da matéria útil tem de justificar o preço de exploração (como os aparelhos de extracção, transporte e todas as pessoas envolvidas nesse processo). Por outro lado a jazida tem de ser suficientemente grande para ser explorada de forma que os investimentos sejam compensados. Assim, a exploração do minério tem que ser tecnicamente possível e rentável.
Por outro lado contrariamente aos materiais de construção (calcário, mármore, granito), um minério necessita de ser submetido a tratamento antes de ser utilizado.




Distinguem-se então 3 grandes classes de minérios:


A primeira compreende os produtos energéticos
-carvão;
-petróleo,
-gás natural,
-urânio;
Representam mais de 90% do valor de produção mundial de minério.



A segunda agrupa os minérios metálicos a partir dos quais se produzem os metais:
-ferro;
-zinco;
-prata;
-cobre;
-titânio;
-etc.
E ligas metálicas como o bronze e o aço.




A terceira engloba substancias que não são nem metálicas nem energéticas
-amianto;
-sal-gema;
-diamante;
-potássio;
-talco;
-enxofre;
-etc.




Todas essas jazidas podem surgir de diversas formas. Inicialmente o elemento essencial era apenas um vestígio numa rocha primitiva. Depois foi transportado e limpo pelas águas da chuva ou pelo próprio magma. Esses fluidos transportaram os elementos, concentrando-os até que uma variação do meio ambiente provocasse a sua deposição , formando-se uma jazida. Também por uma solidificação anormal do magma pode ocorrer a concentração de certos elementos. Geralmente os silicatos cristalizaram no centro da rocha e os sulfuretos (pelo seu carácter de mais voláteis) no exterior. A jazida nunca é constituída apenas por um elemento. O minério está sempre associado a outros componentes de menor valor, já referidos como "ganga". Tanto a ganga como o minério são extraídos em conjunto para posterior separação/triagem, purificação e eventual transformação.


A exploração dos minérios é essencial para todos os sectores da economia. A bauxite tem importância na indústria dos automóveis, da electricidade e da construção, o brómio destina-se principalmente ao tratamento de água e à indústria farmacêutica. A fluorina na química e o mercúrio em pilhas e medicina dentaria. O fosfato dos detergentes e na nossa própria alimentação (se comermos ração de gado…) assim como os sais.
Não existe nenhuma actividade que não esteja relacionada com os minerais mas com a crescente evolução das técnicas de prospecção (actividade mineira) a extracção está a acabar rapidamente com as reservas mundiais. O tempo de reposição não está à escala humana e acabará por se esgotar. Talvez com os progressos da humanidade possamos produzir os nossos minerais, coisa que não é ficção cientifica já que, por exemplo, são produzidas em laboratório várias qualidades de diamante.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de muita trEbalheira começam a visualizar-se os frutos...
Era bom já começarem a pensar/tratar (n)a informação de acordo com a apresentação na aula.
A prof Sandra Garcia

Anónimo disse...

Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre o que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo que foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar um empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente conseguiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que estão precisando de um empréstimo estão lá fora, por favor, venha até este homem honesto e você também pode ser salvo. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)