Tomámos a liberdade de realizar um inquérito de uma questão à nossa turma:
"O que nos podem dizer sobre a influência dos esporões na costa?"
.................................
Dos 24 inquiridos obtivemos uma maioria esmagadora sendo frequente a seguinte resposta:
"O queijo Limiano tem um aspecto tosco devido ao embalamento..."
Considerando que a questão era relativamente especifica passamos a explicar:
Clique na imagem para ampliar bisgarolho!!!
Com suporte nesta imagem, retirada do exame de Geologia de 2003 da 1ªfase 2ªchamada, podemos verificar que a construção do porto de abrigo ( fig. I) levou à deposição de sedimentos de forma excessiva chegando mesmo a tapar parte da sua entrada. A este fenómeno chamamos assoreamento.
Como o porto de abrigo impede a passagem da corrente marítima, as correntes que passam pela praia da povoação A não recebem sedimentos, sendo os dessa região transportados em direcção à praia da povoação B (fig. II). Isto leva ao desaparecimento da costa da povoação A.
De forma a remediar e repor sedimentos na praia da povoação A, construíram-se esporões que retêm parte dos materiais levados na corrente. O grande problema da construção destes esporões é o efeito negativo que exerce na orla costeira sendo as suas consequências semelhantes à da construção do porto de abrigo (fig. III). A praia da povoação B acaba por sofrer o problema inicial da povoação A.
Já agora a estrutura C -tômbolo (seja lá o que isso for)- que acabou por desaparecer devido à erosão, originando um ilhéu.
Este esquema é um exemplo evidente de um mau ordenamento de território. Segundo esta sequência acabariam por fazer esporões por toda a zona litoral...